Contabilidade empresarial e suas tributações

solucao escritorio contabil

A contabilidade é fundamental para o funcionamento de todas as atividades empresariais e é através dela que as tributações obrigatórias podem ser desenvolvidas adequadamente garantindo o cumprimento da legislação tributária vigente no país. Para ficar tranquilo, entre em contato com o melhor escritorio de contabilidade em curitiba, a Solução Assessoria Contábil.

As tributações fiscais devem ser recolhidas adequadamente e isto é possível apenas através de um sistema de contabilidade empresarial adequado e com aplicações corretas. Os profissionais da contabilidade são responsáveis pelos demonstrativos financeiros de todas as empresas lucrativas e não lucrativas registradas na Brasil. A contabilidade é obrigatória e deve ser realizada por todas as empresas por um profissional devidamente qualificado e registrado nos órgãos competentes.

 A importância do correto recolhimento das tributações

As tributações são as taxas pagas ao governo, mais conhecidos no modo geral como impostos. Estes impostos devem ser adequadamente pagos para garantir a legalidade do funcionamento da pessoa jurídica. Sem o recolhimento exigido pela legislação e pago ao Estado a empresa incorre no cometimento de crimes fiscais. Os crimes fiscais que são mais conhecidos como, sonegação de impostos ou sonegação fiscal são o grande problema desta pratica. Para o funcionamento pleno das empresas estas condições devem ser perfeitamente observadas e jamais podem ser negligenciadas com riscos graves para a empresa e sócios do investimento. Sonegação é um ato criminoso passível de punições severas que podem ser multas, interdição e/ou fechamento da empresa ou mesmo a prisão dos seus sócios, donos e contadores responsáveis pela má gestão contábil da pessoa jurídica em questão. A lei das tributações deve ser seguida a risca e em casos de suspeita a empresa pode ser investigada por um perito contábil da receita federal com o apoio da policia federal em suas investigações dentro da instituição acusada ou mesmo suspeita de atos ilícitos relacionados às tributações obrigatórias.

solucao escritorio contabil

Algumas das tributações mais comuns do setor empresarial

Existem muitas tributações que as empresas devem pagar e muitas condições devem ser observadas para identificar as taxas que cada empresa pagará como tributação. O contador atribuído com a devida autorização e homologação dos órgãos competentes é o responsável pela identificação das tributações que recairão sobre determinada empresa.

IPI

Imposto sobre produto industrializado. É pago pelas empresas que fabricam seus próprios produtos, ou seja, que produzem do zero ou a partir de matérias primas previamente adquiridas os produtos que comercializarão. Este imposto recai sobre as indústrias do todo o país e fábricas dos mais diversos produtos industrializados. A alíquota deste imposto é de 5% sobre o valor final do produto

ICMS

Imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços. Este imposto é um dos que a grande maioria das empresas brasileiras pagam. A tributação deste imposto varia de estado para estado. As alíquotas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo são de 18% em 2016. No entanto a taxa foi praticamente padroniza e não apresentam mais a variação que havia anteriormente. Sendo agora em 2016 a menor alíquota de 17% e a maior de 18%. O que definitivamente equilibra as cargas de tributações a todos os brasileiros.

A contabilidade e as sua tributações devem ser observadas e realizadas por profissional devidamente qualificado. O não cumprimento destas leis é crime e trazem sérios transtornos as empresas. Fique atento as tributações e não caia na malha fina.