Radio Caiçara

Contabilidade de custos

pilotto escritorio contabilidade curitiba

A contabilidade possui diversos setores e subdivisões. Cada setor ou subdivisão é responsável por uma área especifica de atuação. Em diferentes casos são necessários profissionais da contabilidade especializados em determinada aérea. A contabilidade de custos é uma destas áreas e será trata neste artigo, que é Cortesia do escritorio contabilidade curitiba Pilotto Contábil.

A contabilidade é uma ciência muito importante para o desenvolvimento econômico mundial. E logicamente é extremamente importante para as empresas de forma individual. Cada profissional que se dedica a contabilidade possui a sua área de atuação primaria ou mesmo favorita. Justamente por isso a contabilidade se torna cada vez mais versátil e aprofundada em assuntos ou vertentes muito especificas de cada setor econômico.

O que é a contabilidade de custos

A contabilidade de custos é uma área de especialização contábil que faz a gestão direta dos custos de uma empresa. Todos os gastos ou custos que ocorrem em determinada empresa devem ser contabilizados em pormenores. Nada pode passar “batido” aos olhos da contabilidade.

De uma forma mais técnica podemos definir a contabilidade de custos como o registro contábil das operações de uma empresa. Através de duas contas de custos principais. Que são respectivamente:

  • Contabilidade de custos industriais – são os gastos que ocorrem na produção de produtos
  • Contabilidade de custos de serviços – são os gastos que ocorrem na prestação de serviços

O principal foco da contabilidade de custos é a apuração dos gastos com produtos ou serviços vendidos. É uma ferramenta essencial para a tomada de decisões relacionadas especialmente a formação dos preços de vendas, tanto dos produtos como também dos serviços prestados pelas empresas.

pilotto escritorio contabilidade curitiba

Uma especialização da contabilidade

A contabilidade de custos é um dos segmentos da contabilidade. É apenas um dentre os vários escopos diferentes que englobam a contabilidade de forma geral. A contabilidade possui muitas vias para conhecimentos específicos. Engana-se que pensa que a contabilidade é simples e envolve apenas cálculos.

Cada setor tem as suas diretrizes principais de segmentos. São muitos os tipos de especializações dentro do setor contábil. Em muitos dos casos o contabilista se especializa para garantir o total aprofundamento na sua área de atuação favorita ou que possui maiores habilidade.

Dentro das ciências contábeis é possível encontrar uma vasta gama de especializações e principalmente cargos dos mais variados. É um ramo de atividade profissional muito vasto e quase não possui limites de aplicação.

Os tipos de custos

Basicamente existem dois tipos de custos a serem trabalhados. Estes custos são os indiretos e também os diretos.

Custos diretos

São diretamente ligados a produção de produtos ou a prestação dos serviços.

Em uma fábrica de carros, por exemplo: são os custos com as peças.

Custos indiretos

São os custos que não estão diretamente ligados a produção dos produtos ou prestação dos serviços.

Exemplo: são os gastos com o marketing, gestores ou equipe financeira.

Resumindo a contabilidade de custos

A contabilidade de custos é uma especialização das ciências contábeis que se foca nos gastos das empresas. Sejam estes gastos direto ou indiretos e assegura às tomadas de decisões relativas aos preços de produtos vendidos ou serviços prestados. Você já conhecia a contabilidade de custos? Deixe seu comentário.

Para entrar em contato com nossos amigos da Pilotto Contábil acesse www.pilottocontabil.com.br. Facebook em https://pt-br.facebook.com/pilottocontabil

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *