Radio Caiçara

A obrigatoriedade da contabilidade nas empresas

escritorios-de-contabilidade-em-curitiba

Este post é uma cortesia da Kitron Contábil que com certeza é um dos melhores escritorios de contabilidade em curitiba.

A contabilidade das empresas é muito importante e envolve os principais fatores que mantêm uma atividade comercial funcionando. Sem a contabilidade não é possível manter uma atividade comercial. A contabilidade é obrigatória nas empresas e seus relatórios devem ser apresentados periodicamente.

O governo obriga a atividade contábil devidamente registrada em todas as empresas do país. A apresentação de relatórios também é obrigatório e deve ser realizada periodicamente de acordo com a legislação vigente. Todos os registros contábeis das empresas devem ser apresentados para os usuários da contabilidade e a partir destes relatórios as tributações obrigatórias serão pagas corretamente.

escritorios-de-contabilidade-em-curitiba

A obrigatoriedade das tributações às empresas

A contribuição tributária é obrigatória e o não cumprimento destas medidas é crime passível de diversas punições. Todas as empresas devidamente instituídas e funcionando em plena legalidade são taxadas por diversos tributos que devem ser pagos pontualmente e sem margem de erros. Esta atividade é desenvolvida pelo setor contábil da empresa que garante o seu funcionamento dentro da legalidade.

As tributações incidem nas empresas de acordo com a sua categoria e também atividade comercial. Todas as movimentações de ativos de uma empresa geram tributação que deve ser pagas com base nas alíquotas vigentes e pré-estabelecidas para cada situação. Toda movimentação de produtos seja durante a aquisição ou mesmo a venda final incorre em tributações.

Cada segmento de empresas possui as suas tributações especificas das categorias. Algumas destas tributações incidem sobre todos os setores econômicos e outras apenas em setores específicos. Cada modalidade empresarial deve optar pela especialização contábil que lhes oferecer melhores necessidades e utilidades. Algumas destas tributações são?

  • PIS
  • COFINS
  • IPI
  • ICMS
  • ISSQN
  • II
  • IRPJ

Estes são apenas alguns dos tributos que incidem sobre os diferentes tipos de empresas que atuam no Brasil. O Brasil apresenta uma das maiores cargas tributarias. Em média cada empresa paga até 36% de sua renda bruta mensal ou anual aos cofres públicos com estas tributações. Em muitas empresas, de acordo com as porcentagens de divisão de lucros, o governo arrecada mais que os próprios proprietários ou empresários.

A contabilidade para a tomada de decisões financeiras

É através dos registros contábeis que é possível tomarem qualquer decisão para o futuro econômico da atividade comercial. A contabilidade é responsável pelos levantamentos de todos os custos e receitas geradas pelas movimentações financeiras das empresas. E é através destes dados que os usuários da contabilidade podem traçar seus planos para garantirem o sucesso ou mesmo o fracasso da atividade econômica. Justamente por isso, a contabilidade é completamente obrigatória em todas as empresas do país mesmo que não sejam realizadas pelo contador da própria empresa devem ser efetuadas por algum escritório contábil devidamente credenciado e regulamentado.

Resumindo a obrigatoriedade da contabilidade nas empresas

A contabilidade é obrigatória nas empresas para garantirem a legalidade operacional das instituições financeiras. É também obrigatória, pois sem ela, não é possível estabelecer relações comerciais com segurança e sucesso sem os devidos levantamentos financeiros e contábeis das empresas. Sem estes dados não é possível administras qualquer empresa e seu fracasso econômico e administrativo é inevitável.

Para conhecer o excelente Escritório de Contabilidade Kitron Contábil acesse www.kitron.com.br. Pode acessar também a página do Faceboook deles em: https://www.facebook.com/kitroncontabil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *